ENDEREÇO | Address
Rua Brás Pacheco, nº 5A
1000-074 Lisboa

junto à pRAÇA DE lONDRES, à esquerda da igreja de são joão de deus

By pRAÇA DE lONDRES, to the left of são joão de deus church


E-MAIL
geral@cuidardobairro.pt


TELEFONE | Phone
938 564 783

facebook
facebook.com/cuidardobairro

 

 

O Bairro do Arco do Cego

 
 

O Bairro Social do Arco do Cego foi edificado entre 1919 e 1935 nos terrenos da antiga Quinta das Cortes, situada nos limites da malha urbana, por decreto original do Ministério do Trabalho da I República, a partir do projecto dos arquitectos Adães Bermudes, Frederico Caetano de Carvalho e Edmundo Tavares. Pensado como um dos primeiros bairros de habitação social de promoção pública estatal em Portugal, no decurso da sua morosa edificação e já sob a alçada do Estado Novo foi convertido em bairro habitacional para a pequena burguesia e funcionários camarários.

Apresenta um traçado ortogonal com perímetro rectangular, composto por 45 quarteirões rectangulares com várias tipologias habitacionais, desde blocos quadrangulares de 2 e 3 pisos a bandas geminadas de habitações unifamiliares de 2 pisos. Para além dos fogos habitacionais, integra o primeiro equipamento escolar modernista lisboeta, o antigo Liceu D. Filipa de Lencastre (agora agrupamento escolar), que designa toda a Zona Especial de Protecção arquitectónica, estatuto conferido pela Direcção-Geral do Património Cultural.

Inclui desde a sua origem apenas um punhado de espaços comerciais e de serviços, designadamente três mercearias, uma leitaria, uma casa de chá, um café, um talho e uma papelaria. O consultório Cuidar do Bairro veio reabilitar o espaço de uma antiga mercearia de bairro.

 
 
CB BairroAC-12 copy.jpg
 

Referências

  1. Bairro Social do Arco do Cego. Câmara Municipal de Lisboa [consultado em setembro de 2018]. Disponível em http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/bairro-social-do-arco-do-cego.

  2. Brandão de Vasconcelos, CN. Evolução Social e Transformação do Espaço Doméstico no Bairro Social do Arco do Cego em Lisboa [dissertação]. Lisboa: Instituto Superior Técnico; 2010. Disponível em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/ma/ver-post/prova-publica-de-mestrado-de-cristina-neyra-brandao-de-vasconcelos.

Designação social Trilhos do Meridiano – Serviços Médicos Lda. | NIPC 514277726

Licenciamento Entidade Reguladora da Saúde | Certidão de Registo nº E138566 | Licença de funcionamento nº 15053/2018